Saturday, February 18, 2012

Retiro dos Padres



Ao nos aproximarmos do Retiro dos Padres, desviamos de lajes submersas onde estouravam ondas e remamos em direção à praia, onde provavelmente teríamos que negociar uma passagem pelas ondas (surf zone). Alguns estavam um pouco apreensivos com a pequena praia encaixada entre pedras, mas não havia opção.

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
Contornamos a Ponta da Sepultura e desviamos das lajes submersas

Acompanhei a Tiane até bem próximo da margem, pois ela estava bastante preocupada com o tamanho das ondas, com as pedras ao redor e com os caiaques que já estavam na areia e ficavam no caminho de quem chegava com velocidade:



Márcio estava na praia, também filmando, e registrou nossa chegada (inclusive minha passagem a milímetros da pedra - tudo friamente calculado :)


[Vídeo de Márcio - Grupo Osório de Canoagem]

Já na 'terra firme' conferimos que caiaques, tralhas e canoístas estavam bem e preocupamo-nos com o acampamento. Havia uma área para barracas disponível nas proximidades, mas precisaríamos transportar tudo para lá, então foi decidido que faríamos um mutirão para levar os caiaques carregados.

[Foto de Tiane]
[Foto de Tiane]

 Nosso acampamento





A vista da 'varanda de casa'

Boa noite!

As informações registradas pelo gps que levei no caiaque, nesse primeiro dia de remada (imagens de satélite abaixo), foram:

- distância remada: 25,55 km;
- tempo remado: 5 h 23 min;
- velocidade média: 4,7 km/h;
- velocidade máxima: 14,2 km/h;
- tempo parado: 2 h 18 min;
- velocidade média geral: 3,3 km/h.

 [Trajetos sobre imagem do Google Earth]

[Trajeto sobre imagem do Google Earth]