Friday, February 03, 2012

Remada no rio Gravataí


Também em janeiro de 2012 foi proposta pelo amigo Fernando Bueno uma remada no rio Gravataí. O trajeto escolhido contemplaria a parte superior do rio, próximo ao Banhado Grande, seguindo por um canal artificial até próximo da Freeway e da cidade de Gravataí, totalizando aproximadamente 21 km.
Para tentar diminuir os efeitos das altíssimas temperaturas registradas em todo o Estado nos dias anteriores, decidiu-se sair de madrugada, passando na casa do Germano em Canoas às cinco e meia da manhã e encontrando o Fernando Bueno às seis horas em Gravataí. Na Freeway nos encontraria o Jair.

Na casa do Germano colocamos o "Caia-cão" do Germano no bagageiro da Parati. "Caia-cão" foi o apelido que dei ao caiaque duplo que Germano gentilmente estava nos oferecendo (Tiane e eu) para remarmos, pois o Tubarão Clandestino da Tiane estava em Maquiné.
Germano levou o seu Caiaqueveio [também apelidado de Kinder Ovo (por ter uma surpresa dentro, o próprio Germano:) ou Michael Jackson (por 'querer' se tornar branco...)] e o caiaque do Fernando, além do próprio Fernando.
Na Freeway aguardamos o Jair, que levou seu caiaque Opium modelo Amazônia.



Saímos da Freeway e seguimos por estrada de chão, passando pela sede de uma fazenda onde não encontramos viva alma. Fernando havia pedido permissão previamente para entrarmos. Desviando da boiada e cortando o nevoeiro, fomos levantando poeira até as proximidades do rio.


Caiaque do Jair com uma interessante marca da poeira

Paramos os carros nas proximidades do rio e tratamos de transportar os caiaques e as tralhas para uma margem que permitisse o acesso.

[Foto: Tiane]

[Foto: Tiane]

Ficou acertado que Tiane, Germano e Jair voltariam à Freeway com os carros, levando-os ao ponto de chegada. Lá um amigo do Fernando os aguardaria para trazê-los novamente ao ponto de partida e aí iniciarmos a jornada.
Fernando e eu ficamos aguardando e aproveitamos bem o tempo conversando bastante (sobre fotografia, viagens, lugares para conhecer, além de caiaques e tralhas, é claro!).Também aproveitamos o tempo para fotografar os arredores.



Local de saída, à esquerda da ponte.




Os planos foram por água abaixo (ou seria melhor dizer "não foram por água abaixo", hehe :) com a chegada de uma mensagem da Tiane informando que estavam parados na estrada. O carro do Germano, com o qual retornavam para a saída, havia deixado todos a pé.
Sem poder ajudar, ficamos aguardando, parados. As horas mais propícias do dia para a remada passavam lentamente...
Tiane, Germano, Jair e o amigo do Fernando conseguiram voltar ao local onde estavam os carros e trocaram o carro do Germano pelo do Jair. Estavam novamente a caminho!












Efetivamente começamos a remar por volta das onze horas da manhã, quando o nevoeiro já havia se dissipado e o calorão começava a se anunciar.
Como eu imaginava, a falta de experiência e de entrosamento necessários para remar num caiaque duplo cobraram o seu preço e Tiane e eu ficamos longe de uma remada harmônica no Caia-Cão. Valeu pela experiência.

Saída

Navegando pelo canal







Grande parte do percurso pelos 21 km é na realidade um canal absolutamente reto, o que não é muito interessante. Além disso o calor estava grande e não havia nem uma brisa para amenizá-lo. O grande atrativo da remada foi enxergarmos uma enorme coruja:





Para grande surpresa, mais adiante encontramos outra coruja, um pouco menor:


Na parada para o almoço, procuramos em vão por uma sombra "consistente" que amenizasse o calor. Não bastasse o mormaço pela absoluta falta de vento, ainda tivemos que brigar com uma horda de mosquitos!!! Ninguém avisou que em pleno meio dia não deveriam aparecer mosquitos???

Imagens estranhas...
... de um almoço incomum!

Seguindo adiante


"-Leonardo, estamos entrando no junco!!!"



Rio Gravataí estreitinho, estreitinho...

Água, por favor!!!




Sombra, por favor!!!


Bem no final da remada a paisagem começou a ficar mais interessante, quando o canal passou a cortar o antigo leito do rio (por favor veja a última imagem do Google Earth no final da postagem). Se a paisagem melhorou, no entanto, o acompanhamento piorou: hordas de bêbados aproveitando o calorão na margem do rio gritando bem mais alto do que bugios, emporcando tudo com latas vazias de cerveja e, para completar, ouvindo "som" em alto volume. Até por uma rave no meio do mato passamos!

Proximidades do camping onde terminou a remada

Gente, gente, gente...




"Centro de lazer"

Se não foi uma remada memorável (no bom sentido), pode-se dizer que foi uma remada atípica, num ambiente atípico, em condições atípicas e chegando em um local completamente atípico - para os nossos padrões de remada. O que valeu foi a companhia dos amigos e, claro, as corujas!!!

Uhúúú - mas queee calooor!

Informações disponibilizadas pelo gps:

Distância remada: 21,15 km;
Tempo remado: 2 h 59 min;
Velocidade média: 7,1 km/h;
Velocidade máxima: 12,9 km/h;
Tempo parado: 2 h 48 min;
Velocidade média geral: 3,6 km/h.

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
O trajeto em um contexto bem amplo

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
Percurso remado

[Trajeto sobre imagem do Google Earth]
O canal cortando o antigo leito do rio

No comments: