Thursday, February 16, 2012

Caixa d'Aço, Estaleiro e Ponta de Porto Belo


Continuando nossa remada, após contornarmos a Ilha de Porto Belo, seguimos costeando entre barcos de pesca fundeados e paramos para conhecer Caixa d'Aço, uma praia simpática pela presença de gaivotas e ausência de pessoas. Foi também nessa praia que encontramos o chão forrado de conchas!













De Caixa d'Aço seguimos de novo costeando rumo à próxima praia, Estaleiro.












Na praia do Estaleiro também não encontramos muitas pessoas e aproveitamos para uma pausa um pouco mais demorada. Foram várias atividades:


Germano montou a cozinha e tratou de preparar um belo almoço, enquanto outros membros da trupe tratavam de manter a hidratação em um nível aceitável...

:)

Enquanto uns cozinhavam, outros bebiam e Tiane encontrava dinheiro, tratei de usar... - Hein?! Achava dinheiro??? Como assim? :)
Pois é, fomos tomar banho de mar e Tiane apareceu toda sorridente com uma nota de 50 reais encontrada dentro da água!!! Sorte que a água era transparente!!! Fernando perguntou: - "Mas será que essa nota vale, mesmo?" e Germano, com seu habitual bom humor, respondeu: - "É claro, o que não falta é marca d'água!!!" - hehehehehe!


Voltando à transparência da água, tratei de aproveitar que havia levado nadadeiras ("pés de pato"), máscara e respirador ("snorkel") e fui conferir os arredores subaquáticos:







Depois dessa bela parada no Estaleiro, voltamos a remar, sentindo em pouco tempo que as condições suaves de águas abrigadas ficariam para trás. Aproximando-nos da Ponta de Porto Belo, começamos a remar percebendo a ondulação vinda de Sul, do mar aberto, que começava a aumentar, originada pela frente fria que havia trazido a chuva do dia anterior.




Contornei a ponta rochosa para ver de perto o que teríamos pela frente e logo em seguida retornei para reencontrar Fernando, Germano e Tiane parados mais atrás. Estavam com receio de continuar. Depois de uma breve conversa, seguimos em frente...



[Trajetos e legendas sobre imagem do Google Earth] 

Nas imagens acima e abaixo, comparação entre o trajeto planejado/sugerido (linha amarela) e o percurso realizado (linha vermelha) - percurso realizado por mim e registrado pelo gps levado no caiaque.

[Trajetos e legendas sobre imagem do Google Earth]

4 comments:

Helton Moraes said...

Se inveja matasse, eu estaria em decomposição avançada.

Joel said...

Fantástica a expedição de kayak,parabens à todos e a iniciativa de voces nos incentiva a continuar a remar!

Marcio R. Pereira said...

Muito bom reler e relembrar.

Marcio R. Pereira said...

Muito bom reler e relembrar.